Planejamento 1º ano - educação básica

Ciências
I Unidade
Habilidades
1ª : Identificar semelhanças diferenças entre os seres vivos
2ª : Observar o ciclo de desenvolvimento do ser humano (infância, adolescência, fase adulta  e velhice )
3ª : Identificar e  descrever algumas transformações dos corpos, dos hábitos e das necessidades básicas dos seres   humanos nas  fases da vida
4ª : Identificar características que permitam a sobrevivência dos seres vivos nos ambientes que habitam, utilizando dados de observação
5ª : Reconhecer a importância dos órgãos dos sentidos para a identificação das características de diversos ambientes
Conteúdos

Seres vivos e sem vida

Identificar características que permitam a sobrevivência dos seres vivos nos ambientes que habitam
Ciclo de desenvolvimento do ser humano
Saúde e vacinas
Verminose ( profilaxia)

O corpo humano

Os sentidos
                                   

História
I Unidade
Habilidades
1ª : Conhecer o passado da sua escola e de sua localidade
2ª : Identificar transformações e permanências nos costumes da família e da escola
3ª : Reconhecer semelhanças e diferenças sociais e culturais relacionadas ao cotidiano existente no grupo escolar
4ª : Identificar a família como grupo social
5ª : Reconhecer características da sua comunidade quanto a diferentes costumes alimentares, tipos de moradia, comunicação e transporte

Conteúdos


Família
Escola
Comunidade
Páscoa
Castro Alves
Dia do circo
Dia do Índio
Tiradentes
Descobrimento 
Brasília



GEOGRAFIA

I Unidade

Habilidades

1ª : Compreender existência de diferentes regras de convivência
2ª : Respeitar e valorizar patrimônio ambiental e cultural da sociedade
3ª : Reconhecer seus direitos e deveres de cidadão
4ª : Caracterizar a paisagem natural do local de vivência: origem, organização transformações sofridas ao longo dos tempos
5ª : Observar em mapas políticos atlas, globo terrestre, o local de vivência

Conteúdos

Regras de convivência
Direitos e deveres
Paisagem natural do local
O homem e o meio ambiente
Dia e noite
Pontos cardeais
Acidentes Geográficos

Como podem ser os dias ( ensolarado, chuvosos, ventosos e nublados)
Observar em mapas políticos atlas, globo terrestre, o local de vivência

2ª parte
Ciências
                                      II Unidade
Habilidades
1ª : Estabelecer relações entre condições de  alimentação ( origem dos alimentos)
2ª : Reconhecer a importância dos hábitos de higiene pessoal e ambiental na preservação da saúde humana
3ª : Identificar os recursos naturais do local onde vive
4ª : Perceber a presença do ar e da água na natureza, bem como a importância do solo para os seres vivos
5ª : Comparar os diferentes ambientes naturais e construídos pelo homem e perceber-se como parte integrante


Conteúdos
Clima
Recursos naturais:
Ar puro e poluído
Água potável e poluída
Onde encontramos água na natureza
Importância da água
Parte sólida e líquida da Terra
As plantas e o meio ambiente
Reflorestamento
Cuidados com as plantas
Plantas , aquáticas, terrestres e aéreas
Utilidades das plantas
Plantas que dão frutos
Partes das plantas
Sementes e mudas
Germinação
Jardim ,horta e pomar

                                      


História
II Unidade
Habilidades
1ª : Reconhecer características da sua comunidade quanto a diferentes costumes alimentares, tipos de moradia, comunicação e transporte
2ª : Identificar na comunidade diferentes hábitos de lazer, músicas, danças brincadeiras
3ª : Identificar na comunidade as atividades econômicas e diferentes representações religiosas posteridade ,simultaneidade, contemporaneidade
( linha do tempo)
4ª : Comparar acontecimentos no tempo , tendo como referencia as noções de anterioridade ,
5ª : Reconhecer a si mesmo como sujeito construtor de história partir do estudo de sua família e de sua comunidade

Conteúdos

Dia do trabalho
 Dia das Mães
Anchieta
Festas Juninas
Férias Escolares
Independência da Bahia
Sua história
História de sua família
História de sua comunidade


GEOGRAFIA


II Unidade
Habilidades
1ª : Localizar-se no seu espaço de vivência utilizando:
relação topologica :frente , atras ,vizinho, perto, longe
relaçao projetiva: esquerda ,direita
relações euclidianas: medidas (metro, centímetro)
coordenadas:( coluna , fila)
2ª : Desenhar trajetos percorridos
3ª : Identificar e reconhecer aspectos que caracterizam  o indivíduo e o grupo a qual pertence
4ª : Valorizar a atitude de manutenção e preservação do espaço coletivo e do meio ambiente
5ª : Analisar os diferentes modos de vida do indivíduo em diferentes culturas

Conteúdos


Relação topológica :frente , atrás ,vizinho, perto, longe
Relaçao projetiva: esquerda ,direita
Relações euclidianas: medidas (metro, centímetro)

Meios de transporte

 Desenhar trajetos percorridos
Sinais de Trânsito

O indivíduo e o grupo a qual pertence

Preservação do espaço coletivo e do meio ambiente
Serviços Públicos
Meios de Comunicação

3ª parte
   III Unidade
Ciencias
Habilidades
1ª : Comparar os diferentes ambientes naturais e construídos pelo homem e perceber-se como parte integrante
2ª : Reconhecer os estados físicos da matéria em elementos do cotidiano (pedra, água do rio, ar atmosférico, gás de cozinha.) realizando experimentos simples
3ª : Identificar os agentes de transformação do meio ambiente
4ª : Perceber a importância da participação individual e coletiva no cuidado com o meio ambiente
5ª : Compreender que o ambiente natural e cultural  influenciam nossos hábitos de alimentação e higiene
Conteúdos
Comparar os diferentes ambientes naturais e construídos pelo homem e perceber-se como parte integrante
Agentes de transformação do meio ambiente
Reconhecer os estados físicos da matéria
Hábitos  de higiene
O lixo
Alimentação


História
III Unidade

Habilidades

1ª : Estabelecer relações entre o presente e o passado
2ª : Conhecer e respeitar a diversidade de grupos sociais existentes no Brasil, em diferentes tempos
3ª : Reconhecer a história como um processo , que se constrói  a partir das relações estabelecidas pelas pessoas no tempo e no espaço
4ª : Identificar aspectos, sujeitos e obras e acontecimentos do passado
5ª : Estabelecer relação entre sua comunidade e outras, marcando semelhanças e diferenças

Conteúdos

Dia do Estudante
Dia dos Pais
Dia do Soldado
Dia da Pátria
Dia do Folclore
Dia da Árvore
Primavera







GEOGRAFIA
III Unidade
Habilidades
1ª : Perceber a escola como um local de vivência e de relações entre pessoas
2ª : Observar que a paisagem possui elementos construídos pelo homem e elementos da natureza
3ª : Perceber que a paisagem se modifica com o passar do tempo
4ª : Reconhecer a organização do espaço geográfico como fruto do trabalho e da relação entre os seres humanos
5ª : Entender que as moradias deveriam ser adaptadas ao clima ,as condições do lugar e as necessidades das pessoas que nela habitam

Conteúdos

Perceber a escola como um local de vivência e de relações entre pessoas
Modificação da  paisagem
Tipos de moradia
Estações do Ano
Meses e dias da semana
Principais movimentos da Terra

4ª parte


Ciências





IV Unidade

Habilidades

1ª : Identificar semelhanças diferenças e características dos animais
2ª : Comparar o comportamento e o corpo  do ser humano ao de outros animais para estabelecer semelhanças e diferenças
3ª : Estabelecer relações entre os animais, o homem e o ambiente
4ª : Perceber a importância dos animais no equilíbrio da natureza
5ª : Reconhecer a cadeia alimentar como relação de dependência entre animais e vegetais para manter  o equilíbrio do ecossistema
Conteúdos
Animais que põem ovos
Animais que nascem da barriga da mãe
Como os animais se locomovem
Produtos que os animais fornecem
Animais úteis e nocivos
Animais selvagens e domésticos
Animais aquáticos e terrestres
Animais de duas e de quatro patas
Animais com ossos e sem ossos
Cadeia alimentar
 Identificar semelhanças diferenças e características dos animais
Estabelecer semelhanças e diferenças entre o corpo  do ser humano e o de outros animais
 Estabelecer relações entre os animais, o homem e o ambiente

Perceber a importância dos animais no equilíbrio da natureza
História
I V Unidade
Habilidades
1ª : Reconhecer o negro , o índio e o branco como elementos da formação do povo brasileiro
2ª : Respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais nos aspectos culturais, econômicos, políticos e sociais
3ª : Identificar mudanças e permanências nos hábitos das pessoas (  família , escola e comunidade)
4ª : Identificar diferenças e semelhanças entre os ambientes urbanos e rurais
5ª : Discutir ética e cidadania à partir da análise de situações do cotidiano

Conteúdos

Semana dos animais (A partir de 4 /10 )
Dia das Crianças (  12/ 10 )
Dia do Professor ( 15/ 10  )
Dia do Aviador ( 23/ 10 )
Semana do livro (23 a 29 /10   )
Dia da Proclamação  da República (  15/11 )
Dia da Bandeira (19 /11  )
Dia de ações de Graças (   )
Dia da Conceição da Praia ( 8 /12)
Dia de Natal( 25/12 )
Elementos  formadores do povo brasileiro
Hábitos das pessoas na  família , escola e comunidade
Ambientes urbanos e rurais
Ética e cidadania
Geografia
IV Unidade

Habilidades

1ª : Reconhecer a existência de diferentes modos de ser e de viver, tanto em seu bairro
( diferenças étnicas, sociais , religiosas, de gênero) como em outras localidades

2ª : Conhecer e respeitar os diferentes tipos de organização familiar

3ª : Saber que homens, mulheres, crianças, desempenham diferentes papéis de acordo com a organização e cultura da família

4ª : Conhecer e respeitar a diversidade cultural do povo brasileiro

5ª : Perceber que a urbanização e o aumento da violência diminuíram o espaço das ruas como local de  lazer
Conteúdos
Pluralidade cultural

Os diferentes tipos de organização familiar

Os diferentes papéis que homens, mulheres, crianças, desempenham na família
Perceber que a urbanização e o aumento da violência diminuíram o espaço das ruas como local de  lazer


Planejamento 1º ano - educação básica Planejamento 1º ano - educação básica Reviewed by lindos desenhos para pintar on 15:00 Rating: 5

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.